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Bola da Vez

Stefanie Reis, gerente de Audiência e Produto do Minha Vida

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Com 12 anos de atuação, o Minha Vida é hoje o maior portal de saúde e bem-estar brasileiro, com 22 milhões de unique visitors por mês, segundo dados Comscore. Parte do grupo francês Webedia desde 2017, o site é especializado em informar e ajudar as pessoas nos assuntos de saúde, alimentação, beleza e bem-estar.

Em entrevista ao Bola da Vez, Stefanie Reis, gerente de Audiência e Produto do site, afirma que a missão do Minha Vida é informar e inspirar as pessoas a viver mais e melhor. Ela explica que, por isso, produz conteúdo de forma aprofundada, empática e com credibilidade, contando com a colaboração de mais de mil especialistas, como fonte de conteúdo na área da saúde e de 16 mil médicos cadastrados.

 

VoxNews – O Minha Vida é o maior vertical de saúde e bem-estar da América Latina. Qual é o tamanho desse mercado para uma publicação digital?

Stefanie Reis – O mercado de saúde e bem-estar no Brasil não para de crescer, seu faturamento dobrou na última década e movimenta cerca de R$ 300 bilhões por ano, segundo estudo do Sebrae. Seja por conta da maior expectativa de vida, pela ampliação do poder de compra do público feminino ou pela tendência global de adoção de hábitos mais saudáveis, o fato é que o setor continua aquecido, apesar da crise que impacta outros segmentos econômicos.

 

Voxnews – Dois anos após a aquisição pelo grupo Webedia, como está hoje o Minha Vida?

Stefanie – Com base nesse cenário e no seu desempenho no primeiro trimestre do ano, o Minha Vida projeta crescer 30% em faturamento em 2019. Um dos indicadores é a audiência em média 50% superior, comparada ao mesmo período do ano passado, e a presença nas redes sociais, que cresceu 12%.

Esse crescimento de audiência ocorre desde 2018, um processo coroado este ano em que conseguimos bater 57 milhões de visitas. A categoria de maior sucesso é a Tudo Sobre, que traz informações completas e atualizadas a respeito de 600 tópicos, cobrindo diferentes aspectos de saúde, como doenças, tratamentos e questões de fundo emocional.

Todo o conteúdo é produzido pela própria equipe editorial, que eu dirijo e vale destacar também a melhoria na qualidade dos vídeos, pois agora temos a expertise de outros verticais da Webedia para nos ajudar. Também estamos mais seguros para buscar novos formatos por causa dos excelentes números e por estar em uma empresa conhecida por sua ousadia e inovação.

 

VoxNews – Quais são hoje os principais anunciantes?

Stefanie – Entre os principais anunciantes estão grandes empresas como Sanofi, GSK, Colgate (que patrocina o Guia de Saúde Bucal), Johnson’s, Myralis, Natulab. Nos setores de alimentação temos também a Nestlé, Vigor e Ades e em beleza o Boticário, Calzedonia e Intimissimi.

 

VoxNews – Quais são os principais diferenciais que permitem ao Minha Vida ser líderes de audiência no segmento?

Stefanie – Primeiramente foco no usuário e na produção do que ele quer ler através de análises e estudos constantes. Além disso, temos muita ética em entregar conteúdo patrocinado ao leitor. Assim, ele sabe que o que entregamos têm verdade, é para ele, está de acordo com nossa linha editorial e com as recomendações da OMS. No caso das marcas, o Minha Vida tem se provado um veículo muito eficiente para empresas de fora do segmento de saúde também, por conta do seu perfil de público. Hoje, englobamos os mercados de saúde, farmacêutica, beleza, cuidados pessoais, baby care e de alimentação. Diversas marcas que adotam posicionamento ligado à qualidade de vida também têm trabalhado com a gente, em muitos casos, por meio de mídia programática.

 

VoxNews – Que tipo de conteúdo o brasileiro mais procura?

Stephanie – Os tópicos da internet brasileira e do Minha Vida são os mesmos, já que somos o principal site do mercado, com mais de 22 milhões de unique visitors por mês. Os maiores tópicos de pesquisa no Google sobre saúde são, hoje: como lidar com o luto, quais são os sinais de gravidez, procedimentos estéticos, cuidados com cabelo e corpo, medicamentos, entre outros.

 

VoxNews – Quais são os principais atrativos para as agências? 

Stefanie – Somos uma equipe extremamente data-oriented, multifuncional e flexível, então conseguimos ajudar as agências a atender o objetivo do cliente: temos para oferecer desde qualidade de entrega em mídia (com média de viewability de 74%) a experimentação, envio de samplings e pesquisas de produto. Além disso, por causa do enorme engajamento com nosso público, encontramos grupos nichados difíceis de serem encontrados se estiverem tentando sozinhos.

Os bons resultados são fruto do esforço de acompanhamento de SEO diário – que apontou crescimento no interesse em conteúdos sobre depressão, ansiedade e saúde em geral – e ao trabalho com a classe médica, intensificado pela ampliação de conteúdos avaliados por especialistas, além de uma equipe especializada em cada Editoria. Além disso, o Minha Vida se beneficia da integração com os demais verticais do grupo Webedia, o que permite o desenvolvimento de projetos compartilhados. Outro fator de destaque são as pesquisas e estudos realizados com a base de leitores, para entender melhor seu comportamento, anseios e necessidades. A pesquisa Life Insights, por exemplo, está no oitavo ano e é um conteúdo valioso que o Minha Vida divide com clientes e parceiros ao longo do ano. Estão previstos ainda, para 2019, dois estudos adicionais: um sobre maternidade e outro sobre alimentação saudável.

 

VoxNews – Quais são os desafios que o Minha Vida tem hoje?

Stefanie – Neste momento, o foco é manter o conteúdo mais atual possível e ampliá-lo, para consolidar nossa posição como fonte de informação confiável, atualizada e acessível para a população brasileira. Essa liderança é consequência de uma entrega consistente e da percepção do mercado sobre o papel que o Minha Vida exerce e que tem aumentado em importância ao longo do tempo. Tanto que a nossa política editorial e comercial tem regras estritas, sempre valorizando a qualidade de vida e o bem-estar dos leitores.

 

VoxNews – Quais são essas diretrizes? 

Stefanie – O nosso objetivo é inspirar as pessoas a viverem mais e melhor. Com isso em mente, todos os nossos produtos editoriais necessitam entregar algum serviço para o leitor, além de serem acessíveis, empáticos e sem julgamento de valor. Toda a equipe é engajada em levar a verdade ao leitor com ética e responsabilidade. Por isso, sempre consultamos mais de um especialista e investigamos profundamente sobre tudo que escrevemos.

No quesito parcerias comerciais, temos regras guiadas pelas recomendações de saúde da OMS e das principais associações de saúde mundiais. Também recusamos campanhas para dietas ou produtos de emagrecimento milagrosos e o estímulo de consumo exagerado de qualquer produto ou serviço como forma de autoindulgência.

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