Skol é a mais valiosa e o Google a mais forte

28/04/2014

A BrandAnalytics, uma empresa da Millward Brown Optimor, divulgou dois rankings para 2014: Marcas Brasileiras Mais Valiosas e Marcas Mais Fortes do Brasil. A Skol é a marca brasileira mais valiosa, segundo o ranking BrandZTM Top 50 marcas brasileiras mais valiosas. O ranking, que é publicado pela WPP desde 2006, revelou que a Skol aumentou seu valor de marca em 8% passando a US$ 7.055 milhões no ultimo ano devido à sua excelente performance financeira e sólido posicionamento de marca. O Google foi eleito a marca mais forte do Brasil, em pesquisa feita com 2800 consumidores, colocando a Coca-Cola para o segundo lugar nesse ano.

O BrandZTM Top 50 Marcas Brasileiras englobou 32 categorias, 12.800 entrevistas e 480 marcas, além de contar com informações financeiras da Bloomberg. O ranking BrandZTM é o único que considera a percepção dos atuais e potenciais compradores da marca, além dos dados financeiros para calcular o valor.

As marcas que mais cresceram foram Seara, Pão de Açúcar, Embraer, Estácio de Sá, Sadia, Cielo e Adria. As maiores quedas foram nas categorias financeiras (Bancos) com a queda do valor do banco Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Este último caiu no ranking do 8° lugar para 25° em 2014. Da mesma forma, as operadoras de telefonia (Vivo, Net e Oi) tiveram grandes queda em seus valores de marca, bem como as companhias aéreas (Gol e TAM).

O ranking das marcas mais fortes é resultado de uma pesquisa com 2800 consumidores de todo o Brasil. Para o brasileiro o Google é a marca mais forte, seguido pela Coca-Cola que perdeu o primeiro posto neste ano. O Facebook é a terceira marca mais forte mostrando que o brasileiro vem valorizando cada vez mais o mundo digital.

De acordo com Valkiria Garré, CEO da Millward Brown Brasil: “o valor das marcas reflete a percepção dos consumidores, que colocam na liderança do ranking aquelas marcas que oferecem algo significativo e diferente para as suas vidas, tanto em termos emocionais como funcionais”

  • compartilhe: