Escreva para pesquisar

TERMÔMETRO

Semana Design Rio tem início em 1o. de setembro

Compartilhar

A Zona Portuária do Rio irá sediar, entre os dias 1 e 4 de setembro, a quarta edição da Semana Design Rio, uma grande plataforma de espaços e ideias que visa aproximar o design e seus profissionais do público consumidor, reforçando a vocação da cidade como polo da indústria criativa. O evento, patrocinado pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, levará palestras, oficinas, exposições, talk shows e experiências sensoriais ao Armazém 6 – Avenida Rodrigues Alves, 10. A entrada é franca. As inscrições para as palestras, com vagas limitadas, serão realizadas pelo site www.semanadesignrio.com.br

Dois espaços irão orientar os visitantes: a mostra Expo Rio + Design, que reunirá uma seleção de peças produzidas no estado do Rio, com identidades carioca e fluminense; e, o Mercado Design Rio, uma feira que promete aproximar designers e produtores do público consumidor permitindo difundir o papel do design. No local, o público poderá adquirir peças de decoração.

A edição deste ano terá um diferencial: ampliar a imaginação dos visitantes por meio de ambientes com instalações de geometrismo visuais que reagem ao som. Para isso, o Sesc RJ irá promover a atividade Vizootopia, no estande do Sistema Fecomércio RJ. A ação será um convite à imersão sensorial através da experiência e do som. No local, serão utilizadas diferentes abordagens de suportes cenográficos, aliados à tecnologia de sinais analógicos e digitais de imagem e som – alusão ao termo Crossmedia ou Multimeios, cada vez mais relevante no universo do design.

Projeto criado e produzido por Sol Galvão, artista visual e filmaker com mais de 20 anos de experiência em produção de conteúdos audiovisuais, orientação e experimentalismo de novas formas de comunicação e seus meios, e Felipe Benoliel, que atua como Dj, produtor de vídeo e produtor musical, documentários e engenharia de frequências sonora, o espaço Vizootopia irá proporcionar uma viagem em ambientes chamados de Inner Space, área totalmente sonorizada e Wellcome Hall, com holograma em vídeo, técnicas de cenografia, projeções visuais e sonoras.

Durante a Semana Design Rio haverá ainda workshops abordando Luminárias, Impressões em 3D, Criação Artesanal, Marcenaria, entre outros temas, além de palestras e talk shows. O Senac RJ fará exposição da peça desenvolvida em parceria com a Lattoog – uma poltrona Pantosh Gigante -, e levará três designers cariocas de prestígio ao evento: Jaakko Tammela, profissional com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, além de jurado no festival internacional de criatividade Cannes Lions 2016, fará palestra sobre Design de Serviços; Vinicius Guimarães, especialista em Tipografia, apresentará talk show sobre a valorização das letras locais no design; e, Bruno Temer, engenheiro ambiental e designer fará um workshop sobre a versatilidade do papelão.

Deixe um Comentário