Escreva para pesquisar

MÍDIA

SBT prepara dossiê contra o Ibope

Compartilhar

O SBT está produzindo uma investigação nos números e métodos do Ibope. A ideia é que a investigação gere um dossiê, a ser apresentado à imprensa e ao mercado publicitário. Executivos da emissora suspeitam que o Ibope realizou mudanças nos critérios de medição de audiência na Grande São Paulo.

O Ibope teria, de acordo com diretores da emissora, aumentado em sua amostra o peso de domicílios com TV por assinatura e reduzido o peso de crianças de até 11 anos. Essas mudanças teriam, supostamente, prejudicado o SBT e favorecido seus maiores concorrentes, a Globo e a Record. Ambas praticamente não têm programação infantil, e a Globo é mais forte no cabo e no DTH.

A origem da desconfiança do SBT está na queda de audiência verificada nos últimos meses, sem que nenhuma mudança importante tenha ocorrido em sua programação. Em novembro, o SBT tinha na Grande SP os mesmos 6,3 pontos de média diária (7h/0h) da Record. Em janeiro, o SBT caiu para 5,3, enquanto a Record foi para 5,6. Em março, a diferença aumentou: 5,1 para o SBT, contra 6,3 pontos da Record.

A desconfiança do SBT está por trás de uma falsa chamada, disponível apenas no YouTube, em que a emissora oferece “um bom prêmio em dinheiro” a quem tiver um vizinho com “o aparelho da TV”, uma referência ao peoplemeter, equipamento usado pelo Ibope para identificar o canal que o televisor está sintonizado.

Do blog do Daniel Castro, no R7

Deixe um Comentário