Escreva para pesquisar

DIGITAL

“Rio365 – Um documentário fotográfico” via Instagram

Compartilhar

O projeto “Rio365 – Um documentário fotográfico”, primeiro documentário fotográfico do mundo realizado colaborativamente via Instagram, acaba de ser iniciado no Rio. Com o objetivo de incentivar cariocas e turistas a conhecer mais a fundo a Cidade Maravilhosa, qualquer usuário do Instagram poderá compartilhar experiências e imagens do Rio nas redes sociais. A agência responsável pela concepção do projeto é a Horto, empresa do fotógrafo e diretor de arte André Galhardo, especializada em criação e planejamento de campanhas para movimentos culturais e redes sociais. Já a realização e coordenação geral do projeto é da Núcleo da Ideia, comandada por Flávio Bidoia e Luciane Araujo, experientes na gestão de projetos multiplataforma para cinema, música e artes plásticas.

Através do perfil @Rio365, serão propostas missões fotográficas semanais com temas diversos aos participantes. Uma equipe de curadores criteriosamente selecionados se encarregará de promover as missões em suas redes pessoais e selecionar diariamente, durante 365 dias, as melhores fotos clicadas pelo público. No total, serão propostas 52 missões ao longo do projeto. Elas serão divulgadas com tempo suficiente de antecedência para que os fotógrafos possam pensar a melhor maneira de realizar suas imagens, de acordo com o grau de dificuldade de cada desafio. Captar as transformações e o dia a dia do Rio com criatividade é o que conta.

Todo o processo de produção colaborativa do projeto @Rio365 será realizado em múltiplas plataformas. O material será divulgado e expandido a partir do Instagram, passando pelo blog rio365oficial.tumblr.com, pelo Twitter e também pela FanPage do projeto no Facebook. Ao final, será produzido o livro @Rio365, onde serão registradas as 365 fotos selecionadas nas 52 missões (incluindo imagens produzidas pelos próprios curadores). O patrocínio é da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio institucional da Superintendência de Museus do Estado.

Endereços Virtuais @Rio365:

Instagram: @rio365

Twitter: @rio365doc

Facebook: facebook.com/rio365doc

Tumblr: rio365.tumblr.com

Deixe um Comentário