Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Rio ganha livro fotodocumentário, produzido via Instagram

Compartilhar

O projeto “@Rio365 – Um documentário fotográfico” reuniu em um ano, 6 mil participantes, que taguearam cerca de 100 mil fotos da cidade do Rio de Janeiro no Instagram, em um processo colaborativo inédito no mundo. O livro do projeto @Rio 365 reunirá as 365 imagens clicadas por 181 participantes, selecionadas por uma equipe de 36 curadores ao longo de um ano. No total, foram 52 temas, propostos semanalmente ao público, e 1 foto era selecionada a cada dia. A noite de autógrafos do lançamento do livro será no dia 29 de novembro, das 19h às 23h, no Centro Cultural Light, somente para convidados. A edição será em português e inglês com 216 páginas e preço sugerido de R$ 75,00.

O objetivo do projeto foi documentar as intensas transformações urbanas do Rio, pelo olhar de moradores do Rio, cariocas ou não, incluindo turistas, que não saem mais de casa sem seus smartphones. Uma equipe multidisciplinar de curadores foi responsável por criar e promover as missões e selecionar as imagens postadas pelos participantes semanalmente. “O @Rio365 organizou e motivou este exército de fotógrafos – de amadores a profissionais, de cariocas a brasileiros e até estrangeiros – a registrar o que descobriam pelas ruas, compartilhando generosamente sua produção”, explica André Galhardo, criador e curador-geral do projeto.

Além do André, outros 36 nomes também participaram da curadoria, entre eles o artista plástico Raul Mourão, o escritor Jorge Espinho, o jornalista Sidney Garambone, o humorista Hélio de La Peña, a fotógrafa do jornal O Globo Marcia Foletto, entre outros. Alguns temas da semana foram: “Favela”, “Rio Antigo”, “Estádios”, “Árvores”, “Arte”, “Calor”, “Turismo”, “Boteco” e “Carnaval”. Durante o ano, também foram realizados cinco Instameets (encontros promovidos pelo Instagram) com os participantes.

Endereços Virtuais @Rio365:
Instagram: @rio365
Twitter: @rio365doc
Facebook: facebook.com/rio365doc
Tumblr: rio365.tumblr.com

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *