“Pulo do Gato”, da Rádio Bandeirantes, completa 40 anos

01/04/2013

“Pulo do Gato”, da Rádio Bandeirantes, comemora 40 anos ininterruptos no ar nesta terça-feira. O programa estreou em 02 de abril de 1973 e é a atração radiofônica com mais tempo no ar sob o comando do mesmo apresentador: José Paulo de Andrade. Em fevereiro deste ano, o jornalista completou outra data redonda, 50 anos de trabalho na Bandeirantes.

“Na época em que o programa foi ao ar pela primeira vez, o horário das 06h era ocupado na maioria das emissoras por programas sertanejos (Tonico e Tinoco, na Bandeirantes, por exemplo). Os programas jornalísticos tinham início às 07h (“Primeira Hora”). Foi um ‘pulo do gato’ na concorrência”, explica Zé Paulo. Para manter esse trunfo de “acordar a rádio” tão cedo, o jornalista dorme somente até às 04h todos os dias há 40 anos.

A tradicional abertura do “Pulo do Gato” visa a preservação da memória por meio do anúncio de efemérides (datas que marcam fatos históricos, aniversário de personalidades etc). Tem ainda o quadro “Boca no Trombone”, que dá ao ouvinte espaço para críticas, elogios e considerações sobre assuntos diversos. “Quando recebemos uma reclamação sobre serviços não entregues, iluminação pública, telefonia etc, colocamos no ar e geralmente aguardamos um retorno dos responsáveis – empresas ou órgãos públicos. Inúmeros problemas já foram resolvidos”, conta Silvania Alves, coordenadora de produção do programa há quase duas décadas e apresentadora da edição dos sábados.

  • compartilhe: