Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Pesquisa mostra que fãs de músicas estão atentos às ações de patrocinadores

Compartilhar

A Havas Sports & Entertainment (HS&E), agência de marketing esportivo e entretenimento do Grupo Havas, divulga o “European Music Festival Study”, que visa entender melhor os frequentadores de festivais de música e suas atitudes em relação aos patrocinadores desses eventos. O estudo aponta que 65% dos frequentadores de festivais acreditam que as marcas melhoram a experiência durante o evento, sendo que 60% dos entrevistados interagiram com duas ou mais marcas e 85% gostaram das ativações que visitaram.

Desenvolvida durante os meses de junho e agosto de 2011, a HS&E entrevistou 2.244 fãs em oito festivais de Rock em seis dos principais mercados europeus: Itália, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Reino Unido. Os resultados mostram que a percepção de marca é elevada, com os participantes recordando de 6 em cada 10 marcas no local (apenas dois entrevistados não lembravam dos patrocinadores). Além disso, 85% se mostraram impressionados com a ativação que visitaram e 36% afirmaram que estavam mais propensos a comprar produtos de um patrocinador depois de ter contato com a marca no festival.

O estudo aponta ainda que 80% das pessoas consideram fortemente importante que as marcas tenham uma perspectiva verde ao projetar sua ativação. Entretanto, a estratégia de engajamento deve ser feita com cuidado, pois quase 1/3 dos fãs sentiram que as marcas estavam impondo um posicionamento e 19,2% consideraram as ativações de mau gosto.

A maioria dos entrevistados (85%) afirmou que as marcas desempenham um papel fundamental na execução financeira dos eventos. A publicidade tradicional se mostrou menos eficiente entre os frequentadores do festival do que com a população em geral, sendo que apenas 11,3% dos fãs acharam a publicidade interessante, enquanto 2/3 consideraram uma perda de tempo.

Segundo Noemie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E, esse estudo apresenta o que acontecerá no Brasil nos próximos anos, com o país sendo rota de grandes festivais internacionais como Sonora e Lollapalooza. “Estamos mostrando às marcas brasileiras que esses eventos são uma oportunidade de negócio e engajamento de consumidores, assim como já acontece na Europa. Em breve, mais empresas estarão investindo neste tipo de ativação e precisamos entender o perfil e expectativas dos frequentadores, para orientar as marcas em como atender as necessidades dos consumidores de festivais de música”, completa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *