Murilo Lico e Bru de Figueiredo lançam consultoria de branding

15/10/2013

Murilo Lico e Bru de Figueiredo, que até junho eram, respectivamente, VP de Planejamento e Head de Branding da Fischer, acabam de anunciar seu próximo passo. LEF Branding é o nome da consultoria independente que já trabalha em 3 projetos entre os quais uma das empresas do Grupo Boticário e para a marca de sapatos femininos Luiza Barcelos.
O nome LEF vem das iniciais dos sócios. “Vivemos num mundo de discursos e, por isso mesmo, todos os discursos já estão tomados. Vem daí a nossa opção pelo nome tradicional e também porque a experiência, a vivência e o olhar dos sócios é o que de melhor a gente pode entregar para as marcas,” diz Bru de Figueiredo.

Segundo Lico, o diferencial da consultoria é se apresentar como uma integradora entre os vários players que atuam na construção de marca: numa ponta, as consultorias de negócio, cada vez mais presentes nos clientes, na outra, as agências de comunicação, e no meio do processo, as consultorias de marca. “O problema é que cada um trabalha para a marca isoladamente, muitas vezes ao mesmo tempo. Nossa metodologia passa por entender profundamente a estratégia de negócio, fazer as definições da marca trabalharem por ela e depois passar o bastão para as agências do jeito mais alinhado possível. Até porque, pelos anos em agência, a gente conhece de perto o efeito ‘telefone sem fio’ e quem mais perde com ele são a marca e o cliente.” Na visão dos sócios, branding é um processo do mundo prático, que precisa ir além do powerpoint para que os conceitos virem produtos, serviços, práticas de negócio, experiências de compra e/ou estratégias de comunicação.

A LEF Branding é a primeira experiência empreendedora de Bru de Figueiredo, mas não a de Murilo Lico. “Ainda que estruturar do zero o departamento de branding da Fischer tenha sido um desafio enorme, colocar de pé uma start up é outra história”, afirma Bru, que em 2011 deixou a Santa Clara. Lico fez parte do time que fundou a Santa Clara e lá ficou até assumir a Vice Presidência de Planejamento da Fischer, onde ganhou o diploma de melhor departamento de planejamento do mercado, segundo o Agency Scope de 2012, realizado pelo Grupo Consultores.

O primeiro projeto da LEF Branding foi fechado com menos de um mês de operação e por um ex-cliente de outros projetos. O próximo passo da consultoria é acelerar a prospecção para aproveitar essa época do ano em que muitas marcas estão fazendo seus planos para o próximo ano e pós-Copa do Mundo.

  • compartilhe: