Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Melhor no Plural: 53% das agências não têm programa de inclusão

Compartilhar

Como parte de seu programa “Melhor no Plural”(#melhornoplural),que busca fomentar maior diversidade nas estruturas internas das agências de publicidade, o Grupo de Planejamento de São Paulo fez um levantamento do perfil sociodemográfico das equipes de planejadores e o patamar de engajamento institucional das agências em iniciativas de diversidade e inclusão. A maioria – 53% – não tem nenhum tipo de iniciativa relacionada a diversidade e inclusão, e apenas 13% informaram possuir um programa estruturado.

Das respondentes, apenas 17% possui algum tipo de política exclusiva de contratação para grupos de diversidade, e meros 5% declaram ter um programa de mentoría e treinamento pós-contratação.

“Constatamos o que intuitivamente já antecipávamos: o mercado de agências pode até estar informado sobre a importância da diversidade e inclusão, porém talvez ainda não esteja consciente de sua relevância, dado seu tímido engajamento quando se trata de iniciativas voltadas às suas estruturas internas. Para além da divergência entre discurso e prática, nosso intuito foi o de evidenciar de maneira concreta o grande potencial de inovação e criatividade que se perde pela manutenção de times pouco plurais, com um leque de perspectivas e vivencias menos variado”, declara Flávia Spinelli, líder da frente de diversidade do GP e global client partner do Facebook.

O percentual total de agências que declaram ter ZERO pessoas nos perfis abaixo na equipe de planejamento são: 94% NÃO TÊM PCDs (Pessoas com deficiência), 64% NÃO TÊM negros, 26% NÃO TÊM pessoas de periferia, 85% NÃO TÊM pessoas acima dos 50 anos, 17% NÃO TÊM LGBTI+ e 40% NÃO TÊM pessoas fora do eixo Rio-São Paulo.

A situação se agrava ainda mais quando são analisados os cargos em nível gerencial: o percentual total de agências que declaram ter ZERO pessoas nos perfis abaixo na equipe de planejamento EM CARGOS GERENCIAIS é de: 96% NÃO TÊM PCDs, 81% NÃO TÊM negros, 69% NÃO TÊM pessoas de periferia, 85% NÃO TÊM pessoas acima de 50 anos, 51% NÃO TÊM LGBTI+ e 54% NÃO TÊM pessoas fora do eixo Rio-São Paulo.

Participaram da pesquisa 78 agências. Entre elas, 35 possuem até 100 funcionários, 33 possuem entre 101 e 300 colaboradores e 10 contam com uma equipe de mais de 300 profissionais. 

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *