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Bola da Vez

“Mariana Galvão” – a criação de um viral

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Ela chegou dando o que falar no mercado publicitário. Quem era aquela menina – cantando um funk – e “abdicando da balada” e se oferecendo para trabalhar “até virada, pois criação é paixão?” Trata-se “Mariana Galvão”, na verdade a atriz Carol Puntel, divulgando o 4ª. edição do Concurso Cultural Universitário do Festival Brasileiro de Publicidade promovido pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda), em ação criada pela DM9Rio.

Já são mais de 77 mil views no Youtube e, por isso, o Voxnews resolveu fazer um Bola da Vez diferente. Com todos os envolvidos na ação – agência, produtoras, cliente, e também, a protagonista da história. Se você ainda não viu o teaser da campanha, acesse – http://www.youtube.com/watch?v=0x5LGpQXN54 .

VoxNews- Como foi o processo de criação?

Álvaro Rodrigues (DM9Rio) – “Divertido. A partir da big idea, o nosso critério foi eleger a realização que tivesse maior potencial de PR. Algo que chegasse espontaneamente ao estudante e chamasse a atenção dele para o que deve ser feito para entrar no mercado, da maneira certa. Como a própria campanha diz ‘Um diretor de criação tem muita coisa na cabeça.’ Algo que gerasse engajamento e participação natural. Sem dúvida, a aluna que gravou um jingle para chamar a atenção dos diretores de criação tinha enorme potencial de buzz. Tinha não, tem: até o momento, o vídeo teve mais de 75 mil views. Um número absurdo se você pensar que o comercial teaser não teve veiculação na mídia paga. Um número expressivo se você considerar quem deveríamos atingir com a ação. Tenho certeza de que a campanha (que ainda não chegou ao seu fim) trouxe frescor a marca ABP, colocando o Concurso Cultural Universitário da entidade no mesmo patamar de referência de qualidade como a Miami Ad School ou a Escola Cuca. Foi divertido ver os posts das pessoas creditando a essas duas escolas de criação, a autoria da ideia. Mérito da DM9Rio, Margarida Filmes, Silence e, é claro, da ABP.

VoxNews-– Para ter sucesso na propaganda ainda é preciso “abdicar da balada” e “trabalhar até virada” como diz a letra da música?

Álvaro Rodrigues (DM9Rio) – Para ter sucesso na propaganda ou em qualquer profissão é preciso ter talento e ambição.  Somados.  Tenha talento, tenha ambição, entenda do negócio. Sempre. Você será indispensável para a agência.

VoxNews-– Como foi o processo de produção e a escolha da atriz para “interpretar” Mariana Galvão?

Antonio Carlos Accioly (Margarida Filmes) – No briefing, além ter que ser uma atriz não tão conhecida, tínhamos que encontrar uma menina que conseguisse interpretar e tivesse uma boa voz para cantar o funk. Logo pensei na Carol Puntel, que tem cara de “menina” e Carol foi eleita a melhor atriz de teatro do ano passado com a peça Hair. Agora ela vai estar na nova temporada de “Malhação”.

E o vídeo continua dando uma bela repercussão. Estou levando o case ”Mariana Galvão” para palestras em universidades e faculdades de Comunicação e a recepção é sempre muito positiva.

VoxNews-– A letra gruda na cabeça. Achar a batida ideal do funk deu trabalho?

Dudu Lopes (Silence) – Funk não costuma dar trabalho pra produzir, é um arranjo simples. O que efetivamente faz a diferença é a letra e a forma de cantar. Mas, na verdade, o que deu trabalho foi, depois de terminar esse job, tentar produzir algo que não começasse com “Olá prazer!”, o jingle realmente cola e não sai da cabeça. Foi o job mais divertido de produzir no último ano.

VoxNews-– Como foi interpretar uma personagem com grande repercussão nas redes sociais

Carol Puntel (atriz) – Eu realmente não esperava que fosse ter tanta repercussão.  A direção e a edição foi quem deu o toque especial pro entendimento da personagem. Está sendo bem divertido receber mensagens pelo Facebook de pessoas querendo entender… “como assim, Mariana Galvão?” E também, me diverti muito gravando o funk no estúdio, foi uma novidade pra mim!

VoxNews-– Como está sendo a repercussão para a ABP nesse início de campanha? Já são mais de 77 mil views no Youtube, gerando comentários no mercado.

Marion Green (ABP) – A campanha começou muito bem com o teaser da Mariana Galvão, uma ação viral  inédita para a ABP, criada voluntariamente pela DM9Rio e produzida pela Margarida Filmes e Silence Produções para o Concurso Cultural Revistas Coquetel do Festival Brasileiro de Propaganda da ABP.

A perfeita adequação do meio digital ao público-alvo jovem, também se mostrou muito eficiente para uma entidade que promove e valoriza o mercado de comunicação sem muitos recursos. O viral permite isso. Os mais de 77 mil views com comentários positivos e intrigantes sobre o filme, só demonstram que a criação e o planejamento acertaram.

Há quatro anos realizamos o 1º Concurso Cultural Universitário do Festival da ABP em parceria com o Instituto Endeavor que valoriza o Empreendedorismo.

E, temos sido muito felizes. O concurso é um sucesso. A cada ano se amplifica em todos setores em que pode crescer e se desenvolver:

– No número de participantes, na abrangência, no  investimento do mercado e na divulgação.

– No primeiro ano focamos apenas na praça do Rio de Janeiro com o limite de 300 inscrições, já no ano seguinte ampliamos com a ESPM para São Paulo e Porto Alegre e ano passado atingimos 14 Estados e cerca de 30 universidades, através do roadshow que  promove o Concurso e o Festival. Este ano, apesar da greve dos professores em universidades públicas temos sido recebidos de portas abertas pelas universidades federais e estaduais.

Ano passado, atingimos o limite máximo de 500 inscrições. Estamos trocando conhecimento, experiência e oferecendo oportunidade a uma nova geração de profissionais.

Uma oportunidade única para jovens talentos, de realizar um anúncio com briefing a ser publicado nas Revistas Coquetel da Ediouro, a análise cuidadosa e qualitativa feita pelos mais renomados profissionais de criação do mercado – o júri do Festival Brasileiro de Publicidade da ABP e seu reconhecimento público na noite de premiação do Festival com a premiação das cobiçadas lâmpadas de ouro, prata e bronze.

Tenho certeza que estas serão as Lâmpadas mais importantes na vida desta nova geração, mesmo que quando olhem prá trás vejam como evoluíram diante do Grand Prix conquistado, trabalhando ou sendo sócios da Agência do Ano. Com certeza lembrarão, quem sabe, do 1º,  MacBook, iPad e iPod como ferramenta de desenvolvimento nas suas carreiras.

A campanha está só começando. Vou pedir licença para utilizar esta oportunidade dada pelo VoxNews para agradecer à todos os  voluntários: profissionais que realizam palestras no roadshow, jurados que avaliam as peças,  DM9Rio, Margarida Filmes, ilustradores, Silence Produções, Casa Digital, StilGraf, Fotosfera, todos os veículos parceiros, só para citar alguns dos muitos envolvidos que doam seu precioso tempo, espaço e matéria prima para esta nobre causa: educação e oportunidade.

Além dos voluntários não poderia deixar de mencionar os profissionais das empresas que acreditam e defendem a causa para dar apoio financeiro com patrocínio: as Revistas Coquetel da Ediouro e os patrocinadores do Festival Brasileiro de Publicidade- Petrobras, Unimed, O Globo, Souza Cruz… evento master, há 38 anos que valoriza a boa propaganda brasileira.

Obrigada Mariana Galvão. É um grande prazer.

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