Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Marcello Serpa assina filme para a Comissão Global de Política sobre Drogas

Compartilhar

Os crescentes esforços nacionais e internacionais para por fim à criminalização do uso de drogas ganham um curta de animação stop-motion de três minutos, intitulado “Guerra ao Drugo”. Criado pelo publicitário Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, que desenvolveu o projeto, e produzido pela Vetor Zero a pedido da Comissão Global de Política sobre Drogas, “Guerra ao Drugo” é parte do trabalho desenvolvido pela Comissão Global de Política sobre Drogas para abrir o debate sobre políticas mais eficientes e humanas para lidar com psicoativos na sociedade.

Em um cenário de conto de fadas, “Guerra ao Drugo” conta a história de um dragão que é banido de um reino da antiguidade, e as pessoas que costumavam se relacionar com o dragão passam a ser criminalizadas e encarceradas. Com narrativa simples e estética atraente, o filme utiliza uma metáfora que pretende quebrar o tabu sobre o tema drogas com o público em geral. As mensagens centrais do filme são que proibir não significa controlar, e que a criminalização gera violência e sofrimento. A moral da história: um mundo sem ‘Drugo’ é uma utopia, mas uma sociedade mais pacífica pode ser bem real.

Desde 2011, a Comissão Global vem trabalhando por uma mudança de paradigma nas leis de drogas com a publicação de relatórios técnicos e participação em eventos políticos, acadêmicos e da sociedade civil. Com a participação de 7 ex-presidentes, do empresário britânico Richard Branson e do ex-Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, entre outros, a Comissão Global é o grupo de mais alto nível a advogar por reformas profundas nas políticas sobre drogas.

“Além dos debates políticos e entre especialistas, precisamos que a população entenda melhor quais são os problemas relacionados às drogas, quais são as alternativas que temos para tratar desse assunto – daí o filme ‘Drugo’”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que lidera a Comissão Global de Política sobre Drogas.

Em setembro, a Comissão Global de Política sobre Drogas vai dar outro passo no sentido de provocar o debate internacional sobre drogas com o lançamento de um novo relatório temático, em conferência de imprensa em Nova York. Com a presença de diversos membros da Comissão, inclusive o ex-presidente FHC, o documento será apresentado em evento transmitido ao vivo pela internet.

Deixe um Comentário