Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Mara Lobão – diretora executiva da Panorâmica Comunicação

Compartilhar

Há 11 anos no mercado, a Panorâmica Comunicação registra um crescimento de mais de 300% nos dois últimos anos apostando em conteúdo. Com essa estratégia, é responsável por produzir muitas horas de material para a TV paga, entre elas, “Gaby Estrella”, novelinha infantil que é sucesso no Gloob. No Bola da Vez, Mara Lobão, diretora executiva da produtora, revela, ainda, que já há espaço para produções de conteúdo na TV aberta.

Com o mercado de TV paga aquecido, a Panorâmica Comunicação assina a produção de “Meu Amigo Encosto”, primeira série de ficção do Canal Viva, escrita por Thiago Luciano. A série foi uma das vencedoras do 1º Programa Globosat de Roteiristas, em 2013, e estreia no próximo dia 24 de setembro. O processo de criação foi desenvolvido com os roteiristas Tony Goes e Fausto Noro, consultoria de Maria Carmem Babosa, supervisão de Jacqueline Cantore e pesquisa de Helena Perim.

VoxNews – Fale sobre a Panorâmica Comunicação?
Mara Lobão – A Panorâmica atua há 11 anos no mercado audiovisual. Já criou e produziu mais de 30 séries de TV, para diferentes canais abertos e fechados como Gloob, GNT, Multishow, A&E, Viva, Record, TV Globo, Canal Futura, Canal Brasil, TV Brasil, TV Escola. Criamos e produzimos séries em diferentes formatos: ficção, documentários, reality shows e variedades. Estamos baseados no Rio de Janeiro, mas atuamos em todo o Brasil. No próximo ano abriremos escritório em São Paulo para atender mais de perto à demanda local.

VoxNews – Como é composta a equipe da Panorâmica. Ela conta com roteiristas e diretores fixos?
Mara Lobão – Temos um time de roteiristas e diretores que trabalham frequentemente conosco, desenvolvendo e executando projetos para TV.

VoxNews – A produtora assina a primeira série de ficção do Canal Viva. Como surgiu esse projeto?
Mara Lobão – Meu Amigo Encosto foi selecionado pelo 1º Programa Globosat de Roteiristas (2013) entre os 10 melhores projetos. É uma criação original do jovem e talentoso roteirista Thiago Luciano. O Viva se interessou em produzi-la e apoiou o desenvolvimento da série através do sistema de Writer´s Room, muito usado nas séries americanas, o que permitiu que o projeto realmente alcançasse outro nível de qualidade e ficasse pronto para entrar em produção. Estreia em 24 de setembro, no Viva.

VoxNews – “Gaby Estrella” tem produtos como jogos e aplicativos. A novelinha já foi pensada para também estar presente no mundo virtual?
Mara Lobão – “Gaby Estrella” foi desenvolvida desde seu início para estar presente em várias mídias e produtos e se tornar realmente um brand, uma Propriedade Intelectual, a exemplo de séries vitoriosas americanas como “Hannah Montana” e “Violetta”. O Brasil tem uma força musical muito expressiva, especialmente no sertanejo pop, e um mercado interno fortíssimo de varejo. E ainda temos muito poucos projetos que atendam a essa demanda do público infantil. Criar uma série com esse potencial de mercado mas com a cara da cultura brasileira tem sido um desafio maravilhoso. E o público e o mercado tem respondido à altura das nossas expectativas. Também fomos surpreendidos com o interesse do mercado internacional pela série, que já foi vendida para a Itália.

Muitos outros negócios relacionados à marca “Gaby Estrella” serão anunciados em breve. A segunda temporada da série estreia dia 20 de outubro, no Gloob. Esperamos que seja um sucesso de audiência, assim como foi a primeira temporada.

VoxNews – A Panorâmica assina diversos projetos para a TV paga. Como você vê esse mercado no Brasil.
Mara Lobão – Estamos vivendo um boom inédito. A união de três fatores provocou uma explosão no mercado de produção. São eles: o aumento muito expressivo da base de assinantes da TV paga, a nova lei de cotas para TV paga e a as novas tecnologias que possibilitaram um aumento no número de telas disponíveis para se explorar conteúdos diversos. Com esses três fatores influenciando uns aos outros, há muito mais demanda no mercado e também muito mais dinheiro disponível para a produção, pois ele agora vem de diferentes fontes e não somente dos canais. Enfim, é um momento único em qualquer mercado. Quem estiver preparado, organizado e com bons projetos, tem tudo para crescer e multiplicar de tamanho nos próximos anos, como é o caso da Panorâmica, que cresceu 300% em faturamento nos últimos 2 anos.

VoxNews – Produção de conteúdo sempre foi o foco da produtora? Já há demanda da TV aberta?
Mara Lobão – Desde o nosso primeiro ano de atuação produzimos programas de TV para três canais diferentes. Então, sim, produção de conteúdo sempre foi nossa prioridade. Já há bastante demanda da TV aberta. Atualmente estamos trabalhando com a TV Globo e com a Record e sabemos que também há novos espaços para a produção independente na Band e no SBT. O aumento no volume de produção também trará mais profissionalização ao mercado independente e mais qualidade às séries produzidas, qualificando os produtores para atuarem nesse mercado de “gente grande”, o que é bom para todos – produtoras, canais, público e os profissionais envolvidos.

VoxNews – A produtora também atua para o mercado publicitário? Como a Panorâmica se situa nesse mercado?
Mara Lobão – A produtora atua sim no mercado publicitário, mas sempre com foco no desenvolvimento de conteúdo. Desenvolvemos séries branded para marcas e canais, como a série Intercâmbio, para a CI (Central de Intercâmbio) para o Multishow e a série Perfumes da Vida, para O Boticário, exibida no GNT. Atualmente, por exemplo, estamos produzindo uma webserie para a Bibi Calçados, também em parceria com o GNT.

Deixe um Comentário