BOLA DA VEZ



O Bola da Vez é o espaço que o Vox News reservou para, através de entrevistas, mostrar o trabalho e a opinião de profissionais que estão se destacando no meio da comunicação e daqueles de quem ainda vamos ouvir falar...

Por Amanda Corrêa


Jimmy Palma – sócia da Zola

14/08/2013

Jimmy Palma, Carlos Manga Jr. e Ivy Abujamra

Inaugurada em março de 2013 por profissionais experientes do mercado audiovisual, a produtora Zola já conquistou dois troféus no festival Cannes Lions, o mais prestigiado prêmio publicitário no mundo. O filme ‘Vida Editada’, concebido pela agência AlmapBBDO para o banco de imagens Getty Images, levou um Leão de Ouro de melhor edição, na categoria Film Craft, e um de Bronze na categoria Film.

Tem como sócios Carlos Manga Jr., Claudia Abreu, Eduardo Pop, Ivy Abujamra, Jimmy Palma, José Henrique Fonseca e Selmo Nissenbaum que investem além do mercado nacional, em projetos internacionais como o clipe para a nova campanha do canal MGM.

Confira o Bola da Vez com Jimmy Palma.

Voxnews – Como é formada a sociedade na Zola?
Jimmy Palma – Os sócios fundadores da produtora são (em ordem alfabética): Carlos Manga Jr., Claudia Abreu, Eduardo Pop, Ivy Abujamra, Jimmy Palma, José Henrique Fonseca e Selmo Nissenbaum.

Carlos Manga Jr. está estudando o seu primeiro longa-metragem enquanto amplia o seu movimento no mercado internacional de publicidade. Manguinha, também irá atuar na área de entretenimento, não só como diretor mas também na parte de desenvolvimento e supervisão de projetos.

Claudia Abreu desenvolve projetos de conteúdo na área infantil, como Mico Maneco, série de animação baseada no personagem de Ana Maria Machado, enquanto Eduardo Pop exerce a função de diretor Financeiro e Relação com Investidores.

À frente da área de Desenvolvimento de Projetos Especiais está a diretora de publicidade, Ivy Abujamra. Jimmy Palma atua como produtora executiva e diretora geral da empresa.

José Henrique Fonseca é o diretor geral de Entretenimento, Cinema e TV, além de retornar à publicidade como diretor de comerciais.

Voxnews – Com poucos meses de existência, já dois Leões em Cannes. O que essa premiação representa para esse começo da produtora?

Jimmy Palma – Os dois Leões em Cannes são o resultado do trabalho prévio que fizemos antes de abrir a produtora, cujo principal mérito se deu na escolha de uma equipe de profissionais muito forte e talentosa. Ficamos muito felizes porque conseguimos demonstrar e imprimir nosso diferencial desde o começo. Não achamos que foi uma situação de sorte e sim da combinação de muito trabalho, talento e uma ótima ideia.

Voxnews – Como surgiu essa parceria com a AlmapBBDO?

Jimmy Palma – No mesmo mês em que abrimos, fomos convidados a participar desse projeto. Era um grande desafio e o abraçamos porque a equipe se apaixonou pelo projeto e sabíamos que tínhamos de dar tudo de nós. O João Simi, diretor desse projeto, e a equipe envolvida da Zola, junto com a AlmapBBDO, ficaram imersos aproximadamente 55 dias consecutivos, trabalhando sem parar. O resultado agora é conhecido por todos e é motivo de orgulho!

Voxnews – Pode citar outros trabalhos de destaque da Zola?

Jimmy Palma – Outro dos nossos primeiros jobs produzidos na Zola entrou no shortlist em Cannes, na categoria Film. Trata-se do comercial intitulado “Sara”, para a Fiat. O Brasil teve nove comerciais finalistas na categoria Film de Cannes e a Zola foi a única produtora brasileira a ter dois filmes na categoria.

Ao todo, entre Film e Craft, entramos em três shortlist, dos quais dois foram Leões. Isso tudo nos deixou muito satisfeitos pelo trabalho realizado em apenas três meses. É importante ressaltar que todos os trabalhos que temos feito em publicidade merecem um destaque especial porque foram feitos para grandes anunciantes como Fiat, Honda, Arisco (Unilever), Coca-Cola, Wizard, Toyota, Tang, Tim, Itaipava, Volkswagen, CIF (Unilever), Folha de São Paulo e Getty Images, encomendadas por algumas das mais importantes agências do segmento, como Leo Burnett Tailor Made, Y&R, Ogilvy & Mather, DPZ Rio, Africa, Dentsu, W/McCann Rio, BorghiLowe, Africa, AlmapBBDO, entre outros.

Voxnews – Como é realizado o trabalho de prospecção? Há uma equipe de atendimento voltada para novos negócios?

Jimmy Palma – Na Zola temos um modelo particular de trabalho. Não temos atendimento e sim gerentes de Projeto que, junto com os sócios e diretores da produtora, realizam o trabalho de prospecção. Definitivamente é um trabalho em equipe. Desde que abrimos a produtora continuamos fazendo reuniões de apresentação nas agências de publicidade para falar da proposta e do trabalho da Zola. O resultado está sendo bem produtivo porque são nessas apresentações que podemos explicar em detalhe a proposta particular da produtora e temos a oportunidade de mostrar o trabalho de todos os talentos de nossa equipe: diretores, fotógrafos, designers, ilustradores e artistas multimídia.

Voxnews – Quais são os diretores que atuam na Zola?

Jimmy Palma – Temos uma equipe formada por dez diretores exclusivos. Sete já atuantes no mercado: Camila Faus,Carlos Manga Jr. Ivy Abujamra, João Simi, Johnny Araújo, José Henrique Fonseca e Rog Souza.

E estamos lançando três novos diretores – Iabuf, Roberta Cunha e Vokos.

Voxnews – A produtora também conta com trabalhos internacionais em seu portfólio. Existe alguma parceria com produtoras de fora do país? A Zola representa algum diretor internacional?

Jimmy Palma – A Zola é uma produtora com presença internacional desde o seu lançamento. Temos diversas parcerias no exterior que nos permitem filmar para agências em qualquer parte do mundo. A área internacional da Zola oferece para o mercado serviços de “full” e “production services”. Por conta desta área e de seu extenso networking internacional, a produtora já realizou um projeto de “production service” para a produtora inglesa Look Films, com um filme dirigido pelo renomado fotógrafo e diretor Mario Testino.

Outro trabalho de destaque nesta área foi a campanha em formato de vídeo clipe para o canal MGM. O filme, dirigido em conjunto por Ivy Abujamra e Vokos, foi lançado em julho como parte a estratégia de posicionamento da MGM, criada em 2012, e conta com a participação da banda “Brothers of Brazil”, além de Giovana Gasparini e Thaís Pacholek, atrizes e apresentadoras de programas do MGM.

Atualmente estamos participando de algumas concorrências internacionais com nossos diretores brasileiros, produzindo filmes no México, Uruguai, Estados Unidos e Ucrânia.

A Zola, além de trabalhar com seus diretores exclusivos, representa diretores internacionais e contrata outros diretores sob demanda, de acordo com o perfil dos projetos. Entre os diretores internacionais se destacam Diego Kaplan, Pix Talarico e Juanito Jaureguiberry.

Voxnews – O que ainda podemos esperar da Zola para 2013?

Jimmy Palma – Além de comerciais, programas de TV e longas-metragens pode-se esperar muito mais do que uma simples produtora convencional. Trabalhamos com imagem em sua forma mais ampla, produzindo trabalhos para além das telas.
Concentramos nossas atividades em publicidade, cinema, TV e “branded entertainment”, mas também criamos ações e conteúdos para mídias digitais, eventos e marcas. Desenvolvemos e produzimos ainda exposições, concepção visual de shows e projetos que vão de video cenários a video mappings.

  • compartilhe: