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Ibope estuda elo entre ‘buzz’ em redes sociais e audiência na TV

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O Ibope elaborou uma metologia para monitorar a repercussão de programas de TV nas redes sociais e determinar a relação do “buzz” com a audiência das atrações televisivas. O método será apresentado na próxima quarta-feira no 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa, realizado pela Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), em São Paulo. A ferramenta do Ibope ainda não tem a pretensão de medir a influência das redes sociais na audiência de determinado programas. Mas, ao contrário, já mensura a influência da audiência no comportamento dos internautas. A metodologia foi testada com uma pesquisa envolvendo a novela Fina Estampa, da Globo. Durante seis meses, o Ibope coletou posts relativos à novela em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut),  fóruns de discussão sobre TV, blogs (comentários inclusos), sessões de notícias de sites e até comentários em vídeos no YouTube. Depois, essas manifestações foram classificadas em positivas, neutras ou negativas. Ao final, foi verificada a relação com a audiência de cada capítulo da novela. A ferramenta do Ibope poderá ser aplicada também a produtos e marcas _não apenas a programas de TV.

Do blog do Daniel Castro, no R7

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