BOLA DA VEZ



O Bola da Vez é o espaço que o Vox News reservou para, através de entrevistas, mostrar o trabalho e a opinião de profissionais que estão se destacando no meio da comunicação e daqueles de quem ainda vamos ouvir falar...

Por Amanda Corrêa


HuFa – dupla de diretores da Great

28/11/2016

foto-hufa-1024x655-1

No casting da Great desde o início do ano, a dupla HuFa, formada por Hugo Gama e Fabricio Abramov, conta ao VoxNews sobre o processo criativo que envolve dois diretores. Ambos já trabalharam como como editor, motion, produtor, fotógrafo e começaram a dirigir após a identificarem a mesma paixão por música.

Como referências criativas citam os diretores Alejandro Jodorowsky,Cameron Crowe, Robert Zemeckys, Michael Haneke e David Cronenberg. A entrevista, também concedida em dupla, vale ser conferida.

VoxNews – Como vocês iniciaram a dupla? Como é esse processo na “divisão de tarefas”?

HuFa – A gente se conheceu há 7 anos, trabalhando em um canal de TV. Seguimos caminhos diferentes por um tempo mas nunca perdemos contato, até que 3 anos atrás voltamos a trabalhar juntos na Great. Começamos fazendo alguns trabalhos de guerrilha e vimos que a gente funcionava bem juntos e se completava criativamente e tecnicamente. Nossa paixão por música (nós dois somos baixistas) nos levou a dirigir alguns videos musicais juntos e, a partir daí, com o surgimento de uma oportunidade na Great, a criação da dupla foi algo muito natural.

VoxNews – Qual a grande vantagem em trabalhar em dupla?

HuFa – Sem dúvida a troca. O debate de ideias na fase de concepção dos projetos é sempre engrandecedor, e os questionamentos que nos fazemos garantem que apenas as melhores ideias sigam em frente. Além disso, por mais que nós tenhamos muita coisa em comum, somos também diferentes em outros aspectos e uma forma de pensar sempre complementa a outra, nos levando a novos lugares. Como dizem, um mais um é sempre maior que dois.

Outro ponto importante é o trabalho no set. A partir do momento que alinhamos nossa visão do filme, por sermos uma dupla, conseguimos trabalhar em duas frentes diferentes, o que nos dá muito mais agilidade nas diárias.

VoxNews – Qual o papel do diretor também na criação de uma peça publicitária? No que vocês podem fazer diferença?

HuFa – Acreditamos que o nosso papel é absorver as ideias da agência, interpreta-las e buscar a melhor forma e linguagem para o filme. Um diretor de cena que faz a diferença é aquele que faz a ideia da agência crescer, que maximiza os pontos positivos e que traz a linguagem o olhar certos pro filme.

VoxNews – Citem alguns trabalhos assinados por vocês na Great.

HuFa – Recentemente fizemos um Stop Motion pro Spoleto que ficamos muito felizes com o resultado. Fizemos também um filme com a Giovanna Antonelli para Dermacyd, outro para a General Motors, e videoclipes para as bandas Hover e Facção Caipira.

VoxNews – O que é ser criativo na visão de vocês? E suas referências na direção?

HuFa – Ser criativo é organizar ideias. É unir elementos que já existem para criar algo novo. É o que move o mundo. Achamos engraçado quando dizem que a gente trabalha com criatividade, como se isso fosse algo raro. Todo mundo tem que ser criativo todos os dias, não existe mundo sem criatividade. É difícil imaginar uma profissão em que não se precise ser criativo. O ponto é que a nossa acaba sendo mais focada nisso.

Falar em referências é sempre complicado. Mas temos alguns diretores que, sem dúvida, nos inspiraram a seguir esse caminho da direção de cena, são eles: Alejandro Jodorowsky,Cameron Crowe, Robert Zemeckys, Michael Haneke e David Cronenberg.

Voxnews – Qual o principal diferencial da dupla na direção de um filme/comercial? O que a agência pode esperar do trabalho da dupla?

HuFa – Acreditamos que o diferencial da HuFa é que, por termos passado por praticamente todas as áreas existentes numa produção, já trabalhamos como editor, motion, produtor, fotógrafo, a gente acaba tendo uma visão muito ampla dos processos. Isso traz uma agilidade no set muito grande e a capacidade de trabalhar bem e colocar nosso olhar em produções de qualquer tamanho. Além disso, trabalhamos um tempo dentro de agência, o que nos ajuda a entender seus processos e suas demandas.

  • compartilhe: