Grupo LATAM anuncia seu novo grupo de agências global

10/08/2015

O Grupo LATAM, que opera com as marcas LAN e TAM, acaba de eleger o Interpublic Group (IPG) como sua nova rede de agências global para atuar nos mercados da América, Europa e Oceania, onde a empresa possui operações.

O processo, que começou em março desse ano, contou com cinco grandes grupos. A seleção levou em conta a presença da rede de agências na região em que as empresas do Grupo LATAM operam; o histórico de trabalho/contato com esses grupos; a estrutura, governança e currículos das empresas; o feedback de clientes e parceiros; o grau de complexidade de implementação de cada agência no dia-a-dia de TAM e LAN; as ferramentas disponíveis e utilizadas por cada um, e, por fim, a realização de um job teste, com exercício criativo e estratégico.

O novo parceiro de comunicação e marketing da LATAM será responsável pelo planejamento, criação, mídia, desempenho, redes sociais e CRM nos 24 países em que operam atualmente TAM e LAN. A solução IPG baseia-se em uma agência integrada e independente – chamada Graphene – que será inteiramente dedicada à LATAM Airlines.

A equipe IPG será liderada pela McCann Worldgroup e pela IPG Mediabrands, é formada por talentos e ferramentas da McCann, Initiative Media, Reprise, Cadreon, MRM//McCann e Craft, além de um executivo sênior do IPG. A Graphene prestará serviços de comunicação e marketing unificados e integrados em todas as regiões onde o Grupo LATAM Airlines está presente.

No Brasil, a TAM é atendida pela Young & Rubicam e pela Wunderman, ambas do grupo WPP e a TAM Viagens pela DM9DDB. Para Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM Linhas Aéreas, a relação com essas agências se mostrou um modelo a ser seguido.

  • compartilhe: