Escreva para pesquisar

MÍDIA

Governo cria grupo para acelerar ‘apagão’ da TV analógica

Compartilhar

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, publicou no Diário Oficial do dia 26/10 uma portaria criando um grupo de trabalho para cuidar do desligamento da TV analógica. O grupo terá como missão principal a elaboração e acompanhamento do Plano de Desligamento da TV Analógica, estabelecendo um cronograma de desligamento, a divulgação desse calendário e a realização de testes. Esse plano de desligamento será enviado para consulta pública no prazo de 60 dias. Ocorre que ele já existe. Foi divulgado pelo ministério em agosto, e aqui foi noticiado.

O decreto que instituiu a TV digital no país, em 2006, estipulou que o desligamento analógico, também chamado de apagão analógico, ocorreria em 2016. Ou seja, daqui a quatro anos, todos os canais analógicos (como o 5 da Globo em São Paulo) deverão ser desligados. As emissoras passarão a operar apenas com os canais digitais. Quem não tiver televisor digital não verá TV. Mas o governo quer antecipar o apagão analógico. Na Grande São Paulo, prevê o desligamento dos canais analógicos em março de 2015.Ainda em 2015, pretende fazer o mesmo em Brasília e em todas as capitais do Sudeste, Sul e Nordeste.

A ideia do governo tem a oposição das redes de televisão. Segundo elas, o Brasil não estará pronto para o desligamento analógico nem em 2016. Hoje, dizem, existem apenas 16 milhões de televisores digitais no país. É pouco para um universo de mais de 60 milhões de domicílios. Por trás da pressa do governo está a pressão das telefônicas. As empresas de telefonia querem pegar as frequências dos canais 52 a 69, hoje usadas pela TV aberta, para operar internet móvel de alta velocidade.

Do blog do Daniel Castro, no R7

Deixe um Comentário