Globo se reúne com futuro concorrente do Ibope

19/08/2013

A Globo, que assistia de fora a tentativa do instituto alemão GfK de fazer concorrência ao Ibope no Brasil, resolveu se aproximar do possível novo aferidor de audiência de TV no país. A emissora, que havia tido um contato inicial com a GfK no início do ano, já sinalizando não estar muito interessada em uma nova pesquisa de TV, agendou reuniões nesta semana para conhecer melhor as propostas do instituto. Os encontros devem contar com a presença de outras emissoras e da GfK, que está no Brasil realizando apresentações de seu projeto para o mercado anunciante e agências de publicidade.

A aproximação da Globo, a maior cliente do Ibope no país, veio logo após as quatro grandes redes abertas, Record, SBT, Band e RedeTV!, chegarem a um denominador comum com relação ao preço que será pago aos alemães e ao rateio do mesmo. A GfK pretende começar a montar as suas operações no país em dezembro. O instituto promete oferecer uma amostragem de audiência de TV maior, mais rápida e mais barata que a do Ibope.

Procurada, a Globo diz que teve um contato inicial com a GfK, quando foi apresentado um pré-projeto de instalação de um novo painel de audiência de TV. A rede aguarda um novo contato da GfK.

Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo

  • compartilhe: