Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Gabriel Mattar – sócio da Kombat Films

Compartilhar

Filho de curadora de arte e de artista plástico, Gabriel Mattar, sócio diretor da Kombat Films, cresceu no meio das artes. Formado em desenho industrial pela Univercidade, o seu projeto final teve uma exposição individual na própria universidade. Após a conclusão do curso, foi convidado para trabalhar como modelo em Milão, Paris e Nova Iorque. E foi em Nova Iorque que estudou cinema na NYU e passou a desenvolver o seu trabalho como artista plástico.

Durante uma filmagem, Gabriel conheceu Markus Blunder, diretor de filmes da produtora Anonymous Content, e assim, se tornou assistente de direção. De volta ao Brasil, a convite do Diretor de criação Ricardo Real, Gabriel assinou a direção de seu primeiro filme publicitário, uma animação em stopmotion para a marca de roupas Taco. E assim, junto com Paulo Ferreira e Jera Calderon, lançou a Kombat Films em 2007, como uma produtoras boutique. Confira abaixo a entrevista.

Voxnews – Conte-nos um pouco sobre sua formação. O que o estudo/trabalho no exterior agregou à sua carreira?

Gabriel – Minha formação começou cedo, em casa, meus pais são muito artísticos, fiz faculdade de design de produto depois fiz cursos de Arte, Cinema, no Brasil e em NY. Fui modelo alguns anos na Europa e EUA e lá trabalhei em produções muito grandes, com os melhores profissionais para marcas gigantes, conheci fotógrafos e diretores que me ensinaram muito. Me tornei assistente de direção e filmei em vários países. A disciplina dos alemães e o método do americano me ensinaram muito. Aprendi também que um diretor de filmes deve saber muito de História da Arte e de Filosofia e dramaturgia, unindo isso a expertise técnica.

Voxnews – Como surgiu a ideia de montar sua própria produtora?

Ganriel – Foi um processo muito natural. Eu já era assistente de direção de produções enormes mas pequenos filmes e isso chamou a atenção do diretor de criação Ricardo Real, foi ele quem deu o pontapé inicial na campanha da Taco toda feita em stopmotion.

Voxnews – Qual o diferencial da Kombat?

Gabriel – Nós unimos o digital com o analógico, trazendo arte e dramaturgia para os filmes. É uma equipe mais focada em craft. Tudo deve ter bom gosto e capricho extremo, da direção de atores até o mais simples dos letterings.

Voxnews – Como está composta sua equipe e, além da publicidade, em quais segmentos a produtora atua?

Ganriel – Nosso time é composto por artistas digitais: designers e animadores. Somos novos mas, muito ambiciosos. Pretendemos fazer branded content e, no futuro, longa metragens.

Voxnews – Quais trabalhos da Kombat você pode destacar?

Gabriel – Com certeza os filmes da Taco tem destaque pela animação em stopmotion. Também temos muito orgulho do filme das Olimpíadas que fizemos para Petrobras e a campanha dos carros da Suzuki.

Voxnews – Quais são suas principais referências nesse mercado?

Gabriel – Nossas maiores referências são do mercado internacional. Produtoras como The Mill, Hungry Man, 1stavemachine, Passion Pictures e Pysop, e outras menores como a Hornet, Buck e Mk12.

Voxnews – Para se destacar no mercado é necessário ter prêmios no currículo?

Gabriel – Acredito que os prêmios são focados nas ideias mais do que na manufatura dos filmes. Mas agora existem diversas categorias de Craft. Além disso, os publicitários são supersticiosos eles sempre falam no tal “pé quente”. (Risos)

Voxnews – Quais as expectativas da Kombat para 2013?

Gabriel – Queremos continuar o crescimento de 30% ao ano, e conquistar novas agências.

Deixe um Comentário