Escreva para pesquisar

TERMÔMETRO

Folha Top of Mind anuncia marcas mais lembradas em 2013

Compartilhar

No dia 29 de outubro será realizado, em São Paulo, no HSBC Brasil, a partir das 19h30, o Prêmio Folha Top of Mind 2013, a principal premiação brasileira de lembrança de marcas que está no seu 23º ano de existência. No total, o prêmio é formado por cinquenta e quatro categorias, sendo dez delas especiais e quatro regionais. A edição deste ano conta com novas categorias: carne, talheres, companhias aéreas e pratos congelados, além da Top Tecnologia e quatro Top Regionais (Norte/Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul).

O Prêmio Folha Top of Mind é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. O estudo, conhecido por ser o maior e mais abrangente na área, foi produzido entre os dias 07 e 09 de agosto de 2013, com base em mais de cinco mil entrevistas, divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades.

A pesquisa abrangeu 160 municípios distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal. A pergunta inicial dos pesquisadores sempre é “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A partir das respostas, são conhecidas as mais lembradas pelos brasileiros independente das categorias. A mais citada ganha o prêmio “Top do top”.

Para identificar as marcas mais lembradas por categoria, é feita a pergunta: “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em categoria “x”?”. As respostas são espontâneas e únicas. Além da primeira marca citada, o Datafolha investiga as outras mais lembradas em cada categoria, com a seguinte pergunta: “e quais outras marcas da categoria “x” você se lembra?”. Nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas. Essa última pergunta mede o “awareness”, ou seja, o total de lembranças de cada marca.

Deixe um Comentário