Escreva para pesquisar

MÍDIA

“Fato ou Fake”: veículos se unem para apurar notícias falsas

Compartilhar

A TV Globo, GloboNews e G1 se unem a O Globo, Extra, Época, Valor e CBN para alertar o público sobre informações duvidosas disseminadas na internet ou pelo celular. O projeto “Fato ou Fake” vai conferir e esclarecer o que é real (fato) e o que é falso (fake).

Jornalistas dos oito veículos farão um monitoramento diário para identificar postagens e mensagens muito compartilhadas em redes sociais e por aplicativos como o Whatsapp. Ao juntar o trabalho de apuração das diversas redações, será possível verificar com mais rapidez um número maior de informações. Todos os veículos envolvidos poderão exibir, publicar ou transmitir matérias com o conteúdo das checagens feitas em conjunto. Para confrontar versões e impedir a difusão de rumores, serão conferidos selos de ‘Fato’, ‘Fake’ ou ‘Não é Bem Assim’ às mensagens e declarações.

Haverá ainda um “bot” (robô) no Facebook e no Twitter à disposição do público para responder se uma informação é fato ou fake, caso esta já tenha sido checada pelos jornalistas do projeto.

A equipe também vai checar discursos de políticos, mas o trabalho não se resumirá ao período eleitoral.

Tags:

Deixe um Comentário