Escreva para pesquisar

DIGITAL

Fake news ganham campanha da nova/sb

Compartilhar

Para alertar os usuários das redes sociais sobre os perigos do compartilhamento de falsas notícias, a agência nova/sb e o Comunica Que Muda lançam  campanha que traz dicas práticas para evitar a disseminação de boatos, prevenir golpes pela internet.

“As notícias falsas atingem a população através das principais redes – Whatsapp, Twitter, Facebook – por isso é preciso compreender o poder que as fake news têm de influenciar a vida dos internautas e também o nosso cotidiano”, explica Bia Pereira, coordenadora do Comunica Que Muda.

As peças utilizam os ícones dos apps de redes sociais, que  são os principais meios de disseminação de boatos. A lupa é aplicada nas peças mostrando a verdadeira “face” das fake news, sempre associada ao perigo. O conceito da campanha estimula a checagem dos fatos: “Antes de espalhar é melhor verificar”.

Em junho, o dataTaxi, metodologia de pesquisa da agência nova/sb, monitorou as fake news e o Whatsapp. Mostrou que as pessoas hoje estão mais atentas com relação a notícias falsas que circulam no aplicativo. Entretanto, apesar de mais desconfiadas, não sentem responsabilidade pelo que compartilham e raramente checam as informações. E quando isto acontece, a mídia tradicional e os programas jornalísticos são apontados como fontes confiáveis. Confira a pesquisa aqui .

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *