Escreva para pesquisar

MÍDIA

Estadão anuncia parceria com Médicos Sem Fronteiras

Compartilhar

O Estadão, por meio do blog Do Front, da jornalista Adriana Carranca, acaba de firmar parceria com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) para a criação do projeto Jornalismo Humanitário. Os objetivos desse acordo são estimular em estudantes de jornalismo o interesse pela cobertura de crises humanitárias e aumentar o espaço dedicado a notícias e discussões sobre o tema.

A MSF é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em suas ações.

Segundo Adriana, esse tipo de cobertura recebe pouca atenção da imprensa mundial e a parceria visa a aumentar o espaço dedicado às notícias e discussões sobre essas crises. “Uma das ações propostas é a realização de concurso anual de reportagem sobre o tema humanitário. A cada ano, o ganhador do concurso acompanhará a repórter na cobertura de uma crise e terá seu material publicado com exclusividade no Estadao.com.br e no blog”, explica a jornalista.

A parceria já teve um projeto-piloto do concurso cuja vencedora foi a estudante Talissa Monteiro, de 21 anos, aluna do Centro Universitário de Volta Redonda e que participou da Oficina de Jornalismo da MSF.

Deixe um Comentário