eBay inicia operações no Brasil com a venda de artigos de moda

18/09/2013

O eBay inicia hoje operações no país com o lançamento de um aplicativo para produtos de moda. Fundada como leilão virtual, a empresa vem se transformando em varejista. Hoje, 70% das transações são de produtos novos, com preços fixos. O mercado internacional já responde por 60% das operações do eBay e o objetivo é que, até 2015, 25% das vendas venham de países emergentes.

Na entrada no Brasil, os produtos em oferta serão os mesmos que já podem ser adquiridos por meio do site americano. O pagamento pode ser feito em real ou em dólar, mas apenas por meio de uma conta no PayPal. Impostos de importação serão pagos pelo consumidor.

Para Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria e-bit, o eBay vai enfrentar concorrência local e precisará investir em marca antes de começar a oferecer produtos locais. “A classe A conectada conhece o eBay, mas, na nova classe média, pouca gente ouviu falar.”

“Pretendemos fazer acordos com marcas e vendedores locais, mas este será um segundo passo”, diz o mexicano Luis Arjona, diretor das operações no Brasil. Para isso, a empresa vai precisar ter CNPJ e começar a pagar impostos localmente. “Estamos em processo de abertura de empresa. No momento não temos lucro no Brasil, pois as receitas vêm de comissões pagas pelos vendedores no exterior.”

No futuro, a empresa também pretende lançar um aplicativo geral, para todas as categorias de produtos. O eBay Moda poderá ser baixado nas lojas da Apple. Em algumas semanas deve sair a versão para Android.

Da Folha de S. Paulo

  • compartilhe: