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BOLA DA VEZ

Cristiano Chehin – sócio-diretor da Pepper Comunicação

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O Bola da Vez agora traz uma conversa com Cristiano Chehin, sócio-diretor da Pepper. Egresso do mercado de entretenimento comanda a Pepper, lançada há quase dez anos, responsável recentemente por projetos como Expo Disney 2014, TIM Music na Rua, TIM Music na Estrada, Árvore de Natal do Ibirapuera, Promoções Santander (Neymar e Você em Barcelona e Prêmio Todo Dia). Chehin também discorre sobre o mercado de live marketing.


VoxNews – Depois de atuar no mercado de entretenimento, o que fez você trabalhar com promoção e ser sócio de uma agência de Live Marketing?

Cristiano – Como disse, comecei a ter contato com as marcas e os profissionais responsáveis por elas e por ser proprietário de pontos importantes de contato com o consumidor final, eu conhecia formas e formatos para interação com eles. Faltava então equipe para produzir e executar as nossas próprias ideias e foi assim o meu movimento para dono de agência.

VoxNews – A Pepper Comunicação é uma agência que traz em sua carteira dez clientes que são clientes fixos, com fee mensal. O trabalho de job a job não é o perfil de atuação que vocês buscam?

Cristiano – Nós somos uma agência de consultoria em comunicação e talvez por isso tenhamos clientes fixos, pois ajudamos na construção de marcas e cases de sucesso. Em alguns casos, onde enxergamos que o job a job é o início de uma relação duradoura, trabalhamos sem problema.

VoxNews – Existe um movimento entre as agências de Live Marketing e a entidade do setor em combater processos de concorrência que são considerados abusivas. Como você vê essa questão num mercado tão competitivo, onde a maioria dos clientes é conquistado no job a job?

Cristiano – O job a job hoje tem perdido a força, principalmente em empresas que entendem que as agências são estratégicas e não apenas operacionais. Dessa forma, todos ganham, as empresas porque conseguem ter um ganho nos contratos longos, as marcas que conseguem projetos mais elaborados e com mais inteligência, os profissionais e a agência no aprendizado que a perenidade trás. Temos visto algumas boas agências fecharem e acreditamos que seja principalmente por se tornarem comodities. Entendemos que deva existir esse movimento, mas temos ainda uma lição de casa entre as agências para depois, com mais critérios, tratar com o anunciante. Ainda somos muito frágeis, existem muitos entrantes no mercado e quando nos posicionamos estamos correndo grande risco de perder o cliente, mesmo que por um período e isso é muito ruim para o negócio.

VoxNews – Quais as características que você busca no profissional que deseja atuar nessa área?

Cristiano – Buscamos especialistas, quem sabe um pouco de tudo não sabe muito de nada, por isso não podemos nos enganar com o chamado profissional multidisciplinar, a agência é multidisciplinar pq tem especialistas de várias áreas.

VoxNews – Qual a importância do live marketing no cenário atual? As empresas estão destinando uma verba maior hoje para esse segmento?

Cristiano – Desenvolvemos hoje plataformas de comunicação e isso é importante para qualquer marca, agencias de Live Marketing não se prendem a formas ou formatos, nascemos pensando fora da caixa e ideias boas recebem investimentos, ou seja, o cliente hoje coloca o dinheiro onde ele tenha certeza de resultado, por isso estamos crescendo muito.

VoxNews – Projetos proprietários são considerados a grande sacada das agências, qual a relevância desses projetos no histórico da Pepper?

Cristiano – Projetos proprietários carregam o DNA das marcas, conseguir colocar um na rua, significa que conhecemos bem nossos clientes e por isso são tão assertivos. Eles só acontecem depois de muita pesquisa e muito trabalho, que vai contra ao job a job, que vai contra a agência só operacional e é nesse tipo de projeto, geralmente 360, que conseguimos mostrar todo nosso expertise. Exemplos recentes são o TIM Music na Estrada e o TIM Music na Rua, uma plataforma de música completa.

VoxNews – Quais trabalhos da Pepper você destacaria?

Cristiano – Vamos destacar desse último ano: Expo Disney 2014, TIM Music na Rua, TIM Music na Estrada, Árvore de Natal do Ibirapuera, Promoções Santander (Neymar e Você em Barcelona e Prêmio Todo Dia).

VoxNews – Em 2015, a Pepper completa 10 anos de mercado. Quais são as expectativas da agência para o próximo ano?

Cristiano – Estamos passando por uma indecisão econômica e por conta disso estamos trabalhando muito para efetivarmos todo o planejado para 2015, em se concretizando, comemoraremos os dez anos com o melhor ano da Pepper.

Nos preparamos muito internamente, temos dois diretorias por área que controla 80 colaboradores e os sócios estão envolvidos diretamente em todos os projetos.

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