Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Confira aqui as “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2013”

Compartilhar

A marca Itaú, avaliada em R$ 19,3 bilhões, lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2013, seguida por Bradesco, Banco do Brasil, Skol e Petrobras, que completam o top 5.

Apesar de não haver variação significativa no valor total do portfólio das 25 marcas, neste ano houve uma perda acumulada de R$ 5,5 bilhões entre as cinco primeiras. As novas entrantes e as marcas de maior crescimento do ranking são as responsáveis por equilibrar essa balança e diminuir a concentração de valor no top 5.

Desde 2001, quando foi lançada a primeira versão do ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, o Itaú ocupa a primeira posição e, até 2011, só tinha visto seu valor de marca crescer, ano após ano. Agora, pelo segundo ano consecutivo, o cenário mudou. Houve queda de 13% no valor da marca, como consequência de projeções financeiras mais conservadoras. Este cenário também afetou as marcas das posições #2 e #3, Bradesco e Banco do Brasil, que apesar disso continuam sendo referencia pela presença nacional e o caráter democrático.

Na quarta posição aparece a Skol, a única marca do top 5 que apresentou crescimento em seu valor de marca, apostando em inovação para gerar excelentes resultados em vendas. Completa o top 5 a Petrobras, cuja marca tem uma força indiscutível em seus 60 anos de história, mas que vê seus resultados financeiros sofrerem turbulências principalmente pela intervenção nos preços de combustíveis.

A Interbrand desenvolve sua análise com base em três critérios: Resultados Financeiros (geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados à marca), Papel da Marca (influência no processo de escolha do cliente) e Força da Marca (capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo).

Veja abaixo a listagem completa das 25 marcas mais valiosas do Brasil:

Deixe um Comentário