Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Brasil será 5º maior mercado publicitário global em 2013

Compartilhar

O Brasil vai superar o Reino Unido e se tornar o quinto maior mercado publicitário do mundo a partir do ano que vem, revela o mais recente levantamento da consultoria ZenithOptimedia. A previsão anterior era de que isso ocorreria em 2014. Segundo o levantamento, o mercado publicitário brasileiro movimentará US$ 22,2 bilhões em 2014, superando o gasto com a compra de espaço publicitário em todas as mídias britânicas. Para o Reino Unido, a projeção da consultoria é que os gastos para aquisição de espaço em mídias alcancem US$ 21 bilhões em 2014. O gasto com mídia no Brasil crescerá, ainda de acordo com previsões da ZenithOptimedia, US$ 5,3 bilhões entre o ano passado e 2014, quando o país vai sediar a Copa do Mundo.

O mercado americano continuará na liderança global em investimentos publicitários. De acordo com a consultoria, os EUA vão movimentar US$ 173,9 bilhões em 2014. Em 2011, o mercado americano havia alcançado a cifra de US$ 154,1 bilhões. Os demais mercados que estão à frente do brasileiro são: Japão, com US$ 52,9 bilhões, China, com US$ 43,9 bilhões, e Alemanha, com US$ 26,8 bilhões.

De acordo com a ZenithOptimedia, o gasto mundial com a contratação de espaços publicitários deve crescer 4,6% no ano que vem e alcançar um volume financeiro de US$ 525 bilhões. A previsão da consultoria é que em 2014 o mercado mundial deverá crescer 5,2%. Em 2012, a ordem na atração de recursos destinados à aquisição de espaços publicitários é liderada pela TV, seguida pelos jornais e tendo a internet em terceiro lugar. Segundo o estudo, em 2013 a internet deverá passar para o segundo lugar. Ainda de acordo com a consultoria, no ano seguinte, 2014, a internet se consolidaria como a segunda mais importante mídia na atração de capitais, atrás apenas da televisão.

Da Folha de S. Paulo

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *