Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Braille Bricks vira lançamento mundial da LEGO

Compartilhar

Há três anos a Lew’Lara\TBWA criou o Braille Bricks com uma grande campanha para a Fundação Dorina Nowill para Cegos em volta do projeto que ajuda na alfabetização e inclusão de crianças com deficiência visual. Nesta quarta-feira, 24, a LEGO Foundation e o Grupo LEGO anunciaram seu suporte ao projeto pioneiro que ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira divertida usando as peças LEGO customizadas para o Braille.

O projeto, denominado LEGO® Braille Bricks, foi apresentado durante a ‘Conferência de Marcas Sustentáveis’ em Paris, França. O conceito por trás do LEGO Braille Bricks foi primeiramente proposto para a LEGO Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa, e novamente em 2017, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil, cuja mobilização “Braille Bricks for All” teve repercussão internacional e possibilitou o acordo para a produção do produto.

O LEGO Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema LEGO. Para garantir que a ferramenta seja inclusiva e permita que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência interajam em termos iguais, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso.

O produto está sendo testado em dinamarquês, norueguês, inglês e português, enquanto o alemão, espanhol e francês serão avaliados no terceiro trimestre de 2019. A versão final do kit deverá ser lançada em 2020 e distribuída gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros participantes nos mercados onde os testes estão sendo realizados. Serão aproximadamente 250 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e inspiração para o ensino e jogos interativos.

Segundo John Goodwin, CEO da LEGO Foundation, “crianças cegas e deficientes visuais tem sonhos e aspirações para o futuro assim como qualquer outra”. “Elas têm o mesmo desejo e necessidade de explorar o mundo e socializar por meio do brincar, mas muitas vezes enfrentam o isolamento involuntário das atividades como consequência. Na LEGO Foundation, acreditamos que as crianças aprendem melhor por meio do brincar e, por sua vez, desenvolvem uma gama de habilidades como a criatividade, colaboração e comunicação. Com este projeto, estamos trazendo uma abordagem lúdica e inclusiva para o aprendizado de Braille para esse público. Espero que crianças, pais, cuidadores, professores e profissionais em todo o mundo estejam tão empolgados quanto nós. Mal podemos esperar para ver o impacto positivo que causará”.

Tags:

Deixe um Comentário