Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Bob Wolfenson ganha retrospectiva em São Paulo

Compartilhar

O fotógrafo Bob Wolfenson comemora sua trajetória de 45 anos de carreira em “Retratos”, exposição no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, a partir de 23 de agosto. Com curadoria de Rodrigo Villela, a exposição apresenta ao público diferentes aspectos de uma atividade profissional intensa e convida a um singular passeio pelos costumes e protagonistas das últimas décadas de nossa história.

Entre os 200 retratos, nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Tais Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmila, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo e muitos outros.

“Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador.

O mais antigo é um registro de 1973 do dramaturgo e diretor teatral José Celso Martinez Corrêa impedido de apresentar seus espetáculos durante o regime militar. Já um dos mais recentes foi o do também fotógrafo Sebastião Salgado, que hoje vive em Paris.

Para a escolha das imagens integrantes, Villela e Wolfenson adotaram alguns critérios. Para além da escolha de retratos emblemáticos, em que o fotógrafo trabalha e até mesmo discute a própria linguagem, também fotografias realizadas em momentos importantes para o País. “Com um arco temporal tão extenso, podemos observar no trabalho de Bob também uma crônica de costumes, um viés possível inclusive para uma apreciação histórica”, aponta o curador.

 

Tags:

Deixe um Comentário