As brasileiras não se identificam na propaganda da TV

23/09/2013

As brasileiras não se veem na propaganda da TV: 56% delas acreditam que as peças publicitárias não mostram a mulher da vida real, de acordo com pesquisa feita pelo Data Popular em parceria com o Instituto Patrícia Galvão. Para 39% das 779 entrevistadas, a mulher nunca é apresentada como inteligente; 57% acham que aparecem como objeto sexual e 84% dizem que o corpo feminino é “usado para promover a venda de produtos na TV”. Mais de 70% veem mais loiras e de olhos claros, e mais de 80%, mulheres magras, brancas e de cabelos lisos nas propagandas. Segundo o IBGE, 51% da população se declara negra ou parda. E 61% dizem que as mulheres se sentem frustradas por não terem o padrão de beleza mostrado nas propagandas de televisão.

A pesquisa também revela que elas se enxergam de forma bem diferente do modo que os homens as veem: 52% consideram ter seios pequenos, mas 54% dos homens “veem seios grandes nas mulheres ao seu redor”; 50% acham que têm bumbum pequeno, enquanto 60% dos homens veem o contrário; 52% delas se acham retas. Já 61% dos homens acham que elas têm, sim, muitas curvas.

Da coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo

  • compartilhe: