Escreva para pesquisar

DIGITAL

Alertas do Twitter são utilizados pela primeira vez por um banco de sangue

Compartilhar

A chegada da Copa do Mundo no Brasil, no mês de junho, traz para a cidade do Rio de Janeiro um grande número de turistas e também a preocupação do Hemorio com seu estoque de sangue. É que em épocas de grandes eventos, o hemocentro, que opera sempre com os estoques no vermelho, recebe ainda menos doadores justamente quando a demanda aumenta. Quando a demanda não é suprida pelos doadores de repetição, coletas solidárias ou mutirões que o hemocentro já tem o hábito de realizar, é necessário fazer uma convocação. Hoje, o Hemorio (@HEMORIO) organiza convocações de emergência através da imprensa. Mas isso está prestes a ganhar um grande reforço.

Criada pela Staff Brasil, a nova campanha do Hemorio para a doação de sangue em casos de emergência convoca os doadores através de Alertas do Twitter, em uma iniciativa inédita para um banco de sangue no mundo.

O serviço de alertas do Twitter é utilizado para avisar a população sobre desastres naturais, condições climáticas severas, incidentes graves relacionado a transportes, incidentes de atividades criminais que representam ameaça à vida da população em geral e requerem assistência imediata da polícia, do corpo de bombeiros ou de serviços médicos de emergência, entre outros.

Para conseguir mais doadores, a ideia é atingir o maior número de pessoas que aceitem se cadastrar e receber o alerta. Para isso, iremos convocá-las via Twitter e também TV e rádio, em filme e spot produzidos pela Staff. Os usuários que se cadastrarem em www.twitter.com/hemorio/alerts irão receber os alertas pelo seu perfil no Twitter e também por SMS. Os disparos virão acompanhados da hashtag #hemoriourgente.

A campanha contará com a importante parceria do Scup, ferramenta líder no mercado de monitoramento e gestão de redes sociais. Com o software, será possível otimizar o processo e disparar o alerta para os doadores na hora certa. A ferramenta permitirá monitorar palavras-chave como “desastre”, “feridos” e “emergência” em redes sociais e Twitter, além de blogs e notícias on-line. Reconhecida a situação de emergência pelo monitoramento, o alerta para os doadores de sangue será automaticamente disparado.

Os Alertas do Twitter já são utilizados por organizações em diversos países e, no Brasil, são usados atualmente pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (@OperacoesRio), pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (@CEIC_POA), e também pelas prefeituras de Curitiba (@Curitiba_PMC), Distrito Federal (@Gov_DF) e Salvador (@Secom_Bahia), além do Portal da Copa (@CopaGov).

Deixe um Comentário